A LEI.


A OUVIDORIA DO DETRAN-PE ME INFORMOU QUE A PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA pretende renovar por mais 6 meses a permanência do DETRAN na cidade. ISTO É INACEITÁVEL!!! A POPULAÇÃO DE PESQUEIRA NÃO MERECE.

NINGUÉM É TÃO FORTE QUANTO TODOS NÓS JUNTOS!!!!!!


A primeira resposta para as milhares de multas aplicadas em Pesqueira por falta de Cinto de Segurança está no código de trânsito:

CAPÍTULO XV - DAS INFRAÇÕES
Art. 167. Deixar o condutor ou passageiro de usar o cinto de segurança, conforme previsto no art. 65:

Infração - grave;

Penalidade - multa;

Medida administrativa - retenção do veículo até colocação do cinto pelo infrator.

EU: SE O CONDUTOR NÃO FUGIU DA CENA E O GUARDA NÃO EXECUTOU A MEDIDA ADMINISTRATIVA DE RETER O VEÍCULO ATÉ A COLOCAÇÃO DO CINTO, MAS DEIXOU PASSAR, COM A CRIMINOSA INTENÇÃO DE DEIXAR O GUARDA DA PRÓXIMA ESQUINA MULTAR NOVAMENTE, OU ELE MESMO FAZER ISTO DURANTE VÁRIOS DIAS SEGUIDOS, ISTO CARACTERIZA A INDÚSTRIA DE MULTAS E INVALIDA A PRIMEIRA MULTA E TODAS AS OUTRAS.

NÃO TEM COMO DIZER QUE MILHARES DE PESQUEIRENSES FUGIRAM DA CENA DA MULTA... SÓ PARA SEREM MULTADOS OUTRAS DEZENAS DE VEZES NOS PRÓXIMOS DIAS. Deus limitou a inteligência humana, mas esqueceu de limitar a burrice. Não chegamos a tanto.


O "CAPÍTULO ESQUECIDO" PELO DETRAN-PE EM PESQUEIRA:

CAPÍTULO VI
DA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

Art. 74. A EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO É DIREITO DE TODOS E CONSTITUI DEVER PRIORITÁRIO PARA OS COMPONENTES DO SISTEMA NACIONAL DE TRÂNSITO.


quarta-feira, 30 de junho de 2010

O progresso das nações e o Adeus a este blogue do Detran.



A menos que aconteça algo extraordinário, esta pretende ser a última postagem deste blog.
Ele não será desfeito.
Continuará aqui, como um retrato do esforço de alguém para despertar a cidadania dos seus conterrâneos.
Se consegui ou não, é difícil dizer.

O que eu queria:

1 - DIVULGAR NA CIDADE os acontecimentos criminosos da presença do DETRAN-PE. X-CONSEGUI.

2 - MOTIVAR os pesqueirenses a entrarem com uma ação coletiva contra a Indústria de multas, do DETRAN-PE em Pesqueira, já que as autoridades e os grupos organizados (OAB seccional Pesqueira, Ministério Público,etc) acharam melhor fazer de conta que não era com eles. X - NÃO CONSEGUI.

3 - nem sei quantas pessoas acessaram este blogue, ou tomaram conhecimento dele. A minha impressão é que, para mais de 90% dos pesqueirenses, internet significa Orkut e postar desaforos contra os adversários políticos no site do Pesqueira em foco. Decidi não colocar o medidor que tem nos meus outros blogues.
Não queria me pautar por acessos ou não acessos. X - não sei se consegui.

Existe um belo livro que tenta entender o progresso dos países.
Por que o Haiti era um dos países mais ricos do mundo 2 séculos atrás e hoje é uma antesala do inferno de miséria e corrupção e violência?
Por que Suécia e Irlanda eram países pobres que, quando a safra de batata dava errado, milhões tinham que emigrar para os EUA para não morrerem de fome, e hoje são dos mais ricos do mundo?

A resposta não foi educação, não foi solidariedade, não foi abertura de bancos com contas secretas (feito Suiça e Luxemburgo), foi CIDADANIA.

Não é uma palavra abstrata.
É a mais concreta possível.
Para não me estender muito:
quando os pesqueirenses começarem a sentir que tanto o DETRAN, como o Hospital Dr.Lídio Paraíba, como os Correios, são um patrimônio da cidade, um lugar a ser respeitado, a ser honrado e também a ser cobrado nas suas funções, estará instalada a cidadania.

Enquanto pensarmos que podemos destruir as nossas matas à beira dos rios, a construir casas nas margens já assoreadas,etc,etc, o resultado é só uma questão de tempo: as tragédias "naturais" que vão cair sobre nossas cabeças.

Por tudo isto, e sobretudo porque este assunto já tomou meu tempo demais, encerro as postagens deste blogue.

A consciência política da cidade é rudimentar demais.
Ao contrário dos países que se desenvolveram para todos, na minha hipótese exagerada (às vezes eu sou um pouco exagerado, reconheço.) de uma BOMBA ATÔMICA cair no centro de Pesqueira, as pessoas não se perguntariam quem fez aquele horror, nem a quem interessa esta barbárie, nem como se vai punir quem matou a tantos.

Para grande parte dos pesqueirenses, bastaria mandar cestas básicas para os sobreviventes, e a sua consciência estaria aliviada.
É tudo!!!


P.S.: São muitos agradecimentos.
Espero poder fazê-los a cada um, pessoalmente.
Sobretudo ao "Pesqueira em foco" que divulgou nossas queixas, ao JC online que publicou nossa carta, a William Porto que divulgou em seu blogue, ao blogue do Sinésio que divulgou no seu Twitter (mas infelizmente não encontrou espaço no próprio blog para uma nota), ao Serviço de Defesa do Consumidor do Jornal do Globo e a todos os pesqueirenses que de uma forma ou outra nos incentivaram.

As decepções já eram esperadas:
1 - a ouvidoria do DETRAN fez de conta que não era com ela. Mandou um email de resposta sobre como requerer contra minhas multas. O que não era o cerne da questão.
2- o Governo do Estado, em quem acreditei, baseado na história de luta e sofrimento do Dr. Miguel Arraes, e que não respondeu a nenhum dos meus emails postados no blog do governo.
(A Ouvidoria do Estado mediou minhas questões junto com o Detran.
Obrigado pelo interesse.)
3-o governo municipal que fez o convite equivocado para o Detran vir organizar o trânsito e não para trazer o MAL para nossa já pobre cidade.
Se eu fosse governante, teria pedido explicações à diretoria do Detran em Recife e, se estas não fossem satisfatórias, chamaria a Polícia Federal de imediato.
Os indícios de que alguém quís saquear a cidade de Pesqueira são CRISTALINOS.

Aos que pensaram que porque ainda não tinham recebido as suas multas, estavam livres desta praga maligna, meus pêsames se agora começarem a recebê-las.
Como a história do Padre católico no tempo do nazismo, contada em uma das matérias do blogue, agora vocês estarão sozinhos.

Se virem!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário